O que é Marketing de Conteúdo?
No universo do Marketing Digital, muitas estratégias são adotadas para atrair o público-alvo e fazer com que ele se interesse por um serviço ou produto e venha se tornar um cliente.
Dentre as estratégias, está o marketing de conteúdo. Mas, afinal, como fazer Marketing de Conteúdo? Antes de aprender como aplicar essa estratégia e qual a importância dela para o seu negócio, vamos explicar um pouco sobre como a produção de conteúdo conquistou o espaço de relevância que possui na atualidade. Vem com a gente!
O que é Marketing de Conteúdo?
De maneira bem direta, o marketing de conteúdo é a estratégia de produção de conteúdo para sites e blogs levando em consideração os interesses do público-alvo que se pretende alcançar, atraindo-o espontaneamente para os serviços e produtos que a sua empresa tem a oferecer.
Sem precisar fazer propaganda daquilo que você vende, com o marketing de conteúdo você se conecta aos seus potenciais clientes de maneira relevante, atraindo-os para o seu negócio ao ajudá-los a resolver problemas, aprender sobre algo novo ou simplesmente se entreter.
Esse é o poder dessa estratégia: você se torna referência no mercado porque apresenta temas do interesse de quem lê. Assim, quando alguém precisar de algo que você vende ou oferece, se lembrará da sua marca como aquela em que se pode confiar. O Marketing de Conteúdo é sobre o que o seus clientes buscam e necessitam e não sobre o que a sua empresa faz!
Por que o Marketing de Conteúdo é importante para o seu negócio?
Embora existam diferentes técnicas para atrair clientes e aumentar vendas, o Marketing de Conteúdo é a forma mais eficaz de promover o aumento da visibilidade da sua marca, pois é com a produção de conteúdo para sites e blogs que você começa a ser mais apresentado nas respostas que o Google mostra às pesquisas que os clientes em potencial fazem sobre os assuntos dos quais você trata.
Um conteúdo de qualidade faz com que mais páginas produzidas por você sejam indexadas pelos algoritmos do Google, fazendo a sua empresa aparecer com maior frequência nos resultados de pesquisas. Isso já seria razão suficiente para não deixar essas estratégia de lado, mas separamos mais 3 principais motivos pelos quais se deve investir em Marketing de Conteúdo:
#1 - Captação de Leads
A estratégia do Marketing Digital atrai muito mais leads – clientes em potencial – para o seu negócio, pois cria um relacionamento que vai se fortalecendo ao longo do tempo, com base na boa experiência que os usuários vão tendo com o conteúdo que você produz.
#2 - Caminho até a tomada de decisão
Quem chega até a sua marca depois de uma pesquisa no Google nem sempre vai efetuar a compra logo nesse primeiro contato. As pessoas, de maneira geral, precisam passar por uma jornada de conversão, isto é, por um caminho até de fato adquirirem o que você oferece. Ao longo dessa caminhada é que elas vão percebendo que a sua empresa de fato possui a solução ideal para o problema que é preciso resolver.
#3- Aumento das vendas
Alcançar o objetivo final, isto é, a conversão, é uma tarefa que exige tempo e os resultados são vistos a longo prazo. Mas, sem sombra de dúvidas, o Marketing de Conteúdo é o método com as maiores taxas de conversão, o que significa um aumento real nas vendas.
Como deu para notar, o Marketing de Conteúdo é muito mais do que apenas escrever textos para postar em blogs, sites e redes sociais. Um profissional de marketing de conteúdo sabe que a estratégia exige mecanismos próprios para que funcione com eficácia. Um desses mecanismos é aplicar as técnicas de SEO na hora de produzir os textos. Sem elas, de nada adianta escrever sobre qualquer assunto.
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