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Importância da Estratégia de Marketing

Muito se tem ouvido falar de estratégia de Marketing na atualidade. Com planejamento e uma estratégia bem consolidada é possível alcançar melhores resultados para a sua marca. E como melhores resultados podemos citar uma comunicação mais eficaz com o público-alvo, a atração de novos clientes e um posicionamento mais efetivo da marca. 

Daí a importância da estratégia de Marketing: ela impulsiona seu negócio, desde que pensada e aplicada corretamente. Para te ajudar a entender melhor esse conceito e colocá-lo em prática, neste artigo a gente te mostra uma visão geral sobre o assunto. Vem ver! 

Importância da Estratégia de Marketing

Definição e importância

O marketing digital em BH vem ganhando cada vez mais espaço nas diferentes empresas da capital e região e já é uma das principais formas de divulgar um negócio. No universo digital, muito mais que no mundo real, é essencial consolidar uma marca para vê-la decolar! 

A estratégia de Marketing de conteúdo reúne ações práticas capazes de atrair novos clientes para uma marca, alavancando as vendas e ampliando a influência e as relações dentro do mercado onde a empresa atua. 

Uma boa estratégia precisa alcançar diretamente os clientes do produto ou serviço que o negócio oferece, fazendo com que os consumidores se lembrem da marca, a utilizem e ainda a indiquem a outras pessoas que buscam pelo que é oferecido. Por isso, precisa ser planejada junto à equipe e colocada em prática de modo eficaz. 

Para tanto, é preciso um processo constante de avaliação das ações, verificando o que funciona, revendo o que é desnecessário e tomando as melhores decisões com base nos resultados das ações de forma geral.

Elementos fundamentais das estratégias de sucesso

Antes de definir esses elementos, é preciso considerar o porte da empresa e o orçamento disponível para investir. É com base nessas informações principais que serão definidos os elementos que vão compor uma estratégia. 

Por exemplo: se seu público-alvo está mais voltado para as pesquisas orgânicas do que para os anúncios pagos, não vale a pena colocar o investimento em Google ADS - ferramenta de anúncios do Google - como um elemento da estratégia de marketing. Ao contrário, vale a pena investir, como uma boa estratégia, na contratação de um profissional de marketing de conteúdo para produzir materiais atrativos que farão a marca aparecer nas buscas orgânicas dos clientes em potencial. 

De uma maneira geral, existem elementos que são comuns a todas as estratégias eficientes, embora devam ser adaptados para serem eficientes em todos os ramos e tamanhos de negócios. Dá uma olhada:

Definição da persona

Aqui é o passo onde se define o público-alvo da sua marca, mas de uma maneira bem mais específica. Enquanto o público-alvo agrupa pessoas com características em comum, a persona é uma representação do cliente ideal, criada com base nos dados reais sobre o comportamento e preferências do público-alvo. 

Essa estratégia é essencial para que a empresa consiga direcionar suas ações para que o produto ou serviço que oferece possa fazer parte da solução que os clientes buscam para um problema, fazendo com que a empresa seja lembrada e buscada na hora de resolver tal problema. Esse é o marketing de conteúdo

Tenha planejamento

Assim como em outros momentos da vida e da empresa, ter um bom planejamento é um ponto importantíssimo! É no planejamento que são definidas as ações e os meios para atingir objetivos em prazos específicos. 

O planejamento detalha informações que vão otimizar todo o processo e auxiliar na visão geral de onde é preciso investir mais ou menos esforços e recursos. Existem diferentes modelos que podem ser seguidos. O modelo por níveis, por exemplo, divide-se com base nos níveis de gestão, com tarefas específicas para cada nível; já o modelo por tipo de estratégia está baseado em subdivisões que concentram-se em planos específicos para cada estratégia. 

Objetivos bem traçados

Para uma estratégia de sucesso em qualquer negócio, é preciso traçar com clareza e definições diretas quais os objetivos a serem alcançados. 

Analise as necessidades da empresa e leve em consideração os números que ela apresenta para criar soluções efetivas. Assim:

●     Se a empresa precisa aprofundar o conhecimento que os clientes têm da sua marca, deve focar em ações nas redes sociais, se possível em parceria com influenciadores digitais;

●     Se o negócio precisa se reposicionar no mercado, é preciso focar em ações que apresentem aos clientes as novas soluções e a expansão da empresa com a oferta de mais atividades;

●     Já se o objetivo é melhorar as taxas de conversão (quantidade de clientes que de fato consomem), vale investir em campanhas diretas que expliquem com clareza os benefícios dos produtos.

Conte com boas ferramentas

Existem muitas ferramentas no mercado que otimizam os processos de implementação de diferentes estratégias de marketing. E como ajuda de qualidade é sempre bem-vinda, conte com essas ferramentas selecionando as que funcionam dentro da realidade do seu negócio e vão ajudar a facilitar o dia a dia dentro da sua dinâmica empresarial. 

Além disso, é preciso escolher os canais certos para divulgar e posicionar a marca com perfis nas redes sociais com ações específicas para cada uma delas, direcionando o conteúdo de acordo com o comportamento da sua persona. 

Com as estratégias bem definidas, é hora de partir para a ação! Aqui na TR4Info você encontra a alta qualidade da assessoria SEO em BH, para atuar junto à sua empresa nas criações do marketing de conteúdo, atraindo mais tráfego orgânico para o seu negócio.

Conte com a gente para te ajudar a fazer sua estratégia de marketing decolar!

Sua empresa nas primeiras posições. 

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