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Como colocar sua empresa no Google? Confira 9 maneiras eficazes

Dizer que passamos boa parte do tempo conectados à internet já deixou de ser novidade há tempos. A rede é uma ferramenta essencial para muitas das tarefas que realizamos em nosso dia a dia: estudar, trabalhar, nos divertir e informar e, particularmente, pesquisar sobre produtos e serviços que estejamos precisando.

Por isso, é importantíssimo que uma marca esteja presente na internet e consiga se posicionar bem nas ferramentas de busca para alcançar novos clientes e ampliar sua rede de relacionamentos.

Como colocar sua empresa no Google? Confira 9 maneiras eficazes

Mas como colocar sua empresa no Google? No artigo de hoje, a gente traz pra você 9 maneiras eficazes de aparecer bem posicionado nas pesquisas até conquistar a primeira posição no Google. Vem conferir! 

Como o Google funciona?

O primeiro passo antes de saber como fazer a sua empresa aparecer no Google é compreender como essa ferramenta de busca funciona. É preciso entender o que o tão falado algoritmo - a inteligência artificial que coordena as ações do buscador - leva em consideração na hora de mostrar os resultados na ordem que quem está pesquisando recebe os dados.

De maneira geral, os resultados são apresentados com base na experiência de cada usuário. Os robôs do Google analisam os conteúdos que estão disponíveis na rede, verificam a relevância de cada um, os classificam e os apresentam na página de resultados da pesquisa.

Esses robôs do Google - e também de outras páginas de busca - são especializados em apresentar respostas a dúvidas trazidas pelos usuários. Dessa forma, os resultados apresentados no topo da página de respostas são aqueles considerados mais relevantes, os que melhor respondem à dúvida apresentada na busca. Daí a importância de encontrar meios de fazer a sua marca aparecer nas primeiras posições. E é sobre esses meios que a gente vai falar agora! 

Como, então, aparecer no Google?

Os resultados apresentados nas primeiras posições da página de resposta a uma pesquisa são os que recebem o maior número de cliques. Quem aparece na primeira colocação recebe mais de 27% dos cliques, como mostra uma pesquisa da empresa Backlinko, especializada em treinamento e pesquisa de SEO. Ainda segundo a pesquisa, melhorar 1 posição na página de respostas traz um aumento de 2,8% na taxa de cliques.

Como, então, aparecer no Google? O que é preciso para colocar a sua empresa no radar do algoritmo da ferramenta de busca?

Separamos 9 dicas valiosas para te ajudar a obter êxito nessa tarefa. Vem ver! 

#1 - Faça sua empresa aparecer no Google Maps

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que uma empresa cadastrada apareça em destaque nos resultados de pesquisas. Nela, é possível colocar informações relevantes sobre a sua empresa, como telefone de contato, horário de funcionamento e endereço no Google Maps, para que os motoristas que utilizam GPS possam visualizar a localização do seu negócio e chegar até ele com tranquilidade. Para realizar o cadastro no Google Meu Negócio, basta acessar a ferramenta e preencher os dados. 

#2 - Construa um layout responsivo 

Grande parte das buscas na atualidade, dada a correria do dia a dia, é feita em dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o site da sua empresa seja construído com um layout responsivo, isto é, com um layout adaptável a diferentes tipos de tela. Essa capacidade de adaptação de um site melhora a experiência do usuário e, consequentemente, as posições desse site no Google.

#3 - Libere o sitemap 

O sitemap é, basicamente, o mapa do seu site. É um arquivo que armazena todas as URLs que fazem parte do seu endereço na rede. Para que sua empresa se posicione bem no buscador, é preciso que o sitemap esteja bem organizado, pois é nele que o algoritmo busca as informações sobre as páginas e atualizações realizadas no seu site. 

#4 - Utilize o Google Search Console 

A ferramenta Search Console é capaz de monitorar o desempenho de um site nos resultados das pesquisas no Google. Com ela, é possível verificar quais as palavras-chave mais indicadas para o seu nicho, se existem links e outros fatores que podem contribuir para o melhor posicionamento da sua marca, analisando as páginas indexadas e sugerindo ajustes para melhorar o desempenho.

#5 - Invista em campanhas no Google Ads 

Você com certeza já observou a existência de anúncios nas páginas da internet ao navegar por sites e até nas redes sociais. Esses anúncios são também chamados de links patrocinados, por serem criados por meio de campanhas pagas. No Google, esses anúncios aparecem em um lugar de destaque na página de resultados das pesquisas.

Para tanto, a plataforma de anúncios do próprio Google - o Google Ads - é a ferramenta usada. Com ela, é possível criar campanhas personalizadas para o público-alvo que você desejar, fazendo com que a ação seja mais direta e efetiva.

Embora sejam uma forma eficaz de fazer a sua marca aparecer como resposta no mecanismo de busca, as campanhas pagas não podem ser a única forma de a empresa ser encontrada nas pesquisas. É importante mesclar o tráfego pago - conseguido com os links patrocinados - com estratégias que atraiam o tráfego orgânico, isto é, mecanismos que façam com que sua página apareça naturalmente nas primeiras posições, colocando sua empresa no topo da pesquisa nos resultados de buscas, atraindo visitantes e potenciais clientes.

#6 - Encontre as palavras-chave de maior relevância 

Esse é outro ponto essencial para se posicionar bem no Google: utilizar as palavras-chave que identificam com clareza o seu negócio, pois são elas que permitirão que a sua empresa seja encontrada nas buscas feitas pelos usuários.

Encontrar esses termos mais relevantes para o seu nicho faz parte das técnicas SEO. Com a ajuda de ferramentas específicas, é possível fazer um levantamento de quais termos e expressões oferecerão melhores resultados.

#7 - Foque em SEO

Acabamos de mencionar as técnicas SEO como estratégia para aparecer no Google. Mas o que são essas técnicas? De forma geral, o SEO - Search Engine Optimization - é a estratégia de colocar em prática na sua página os fatores que conhecidamente o algoritmo do Google usa para fazer o ranqueamento dos sites na página de resultados de pesquisas.

Dentre esses fatores, aparece a correta utilização de palavras-chave, como mencionamos no tópico anterior. A responsividade do site, a experiência do usuário, a utilização de links, imagens e o conteúdo em si também são importantes fatores analisados pelos robôs do Google.

#8 - Foque também em Marketing de Conteúdo 

Já dissemos aqui que são os melhores conteúdos que conquistam as melhores posições na página de respostas. Por isso, é importante focar também em Marketing de Conteúdo. Essa estratégia propõe pautas com assuntos considerados interessantes para o seu público-alvo e otimiza os textos para SEO, expandindo o alcance da sua marca e, consequentemente, atraindo novos clientes e te dando uma posição de autoridade e confiança no mercado.

É com as estratégias de Marketing de Conteúdo que o público passa a conhecer mais sobre o produto ou serviço que você oferece, tem o interesse despertado por ele, percebe que você tem a solução para o problema que o levou até a pesquisa e, finalmente, decida se tornar um cliente.

#9 - Tenha uma equipe especializada ao seu lado 

Como deu para perceber até aqui, fazer uma empresa aparecer no Google depende da correta aplicação de uma série de estratégias. Embora não seja difícil, poder contar com uma equipe especializada nessa tarefa vai fazer com que o objetivo seja alcançado de forma mais rápida e eficiente.

Mais do que isso: aparecer bem posicionado e assim se manter é um trabalho contínuo, com constante monitoramento dos resultados para estar sempre ajustando o que for preciso e permanecer colhendo os frutos das estratégias aplicadas. 

Contar com um especialista em SEO em BH, responsável por analisar as métricas, checar as atualizações dos algoritmos do Google e outros detalhes importantes para a conquista de posições é a forma mais eficaz de colocar a sua empresa em destaque nas páginas de resposta. 

Para ter ao seu lado um consultor de SEO em BH, com toda a expertise sobre Marketing de Conteúdo e outras estratégias, você pode contar com a TR4 Info! Nossa equipe é preparada para dar ao seu negócio todo o suporte necessário para se posicionar bem no Google e manter esse resultado ao longo do tempo. Entre em contato conosco e solicite sua proposta personalizada!

Sua empresa nas primeiras posições. 

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